top of page
  • Foto do escritorRaissa Fernandes, AICI CIC

Entrevista de emprego: 3 passos para se vestir com sucesso


Entenda a importância de causar uma primeira impressão positiva


Consultoria de imagem - Raissa Fernandes
O foco deve ser em profissionalismo

A entrevista de emprego é uma situação delicada e uma impressão negativa diminui drasticamente as chances de alcançar a vaga para a qual estamos preparadas. No dia da entrevista é essencial chegar meia hora antes, estar com um cheiro agradável, não muito forte e, especialmente, estar vestida de forma alinhada ao cargo e aos valores da empresa. Além de ter um excelente currículo e capacidade para exercer as funções desse novo cargo devemos estar atentas a todos os aspectos da imagem: aparência, comunicação e comportamento.



Passo 1: Pesquise a empresa


Inicie fazendo uma pesquisa de como as pessoas daquela empresa, ou de uma empresa com funções similares, se vestem - é melhor ir vestida de forma mais formal do que estar vestida de forma informal. Identifique e faça uma lista das atividades que vais exercer naquele cargo para planejar a vestimenta. A roupa apropriada para uma advogada, por exemplo, é diferente de acordo com os clientes e com os locais que a profissional frequenta.


Recomendo uma maquiagem leve, com batons claros ou nude, pois o foco deve ser manter o contato visual. O cabelo deve estar arrumado de forma próxima ao dia a dia - este não é o momento de fazer um penteado novo. Um outro ponto é estar atenta às mãos que são ferramentas essenciais na comunicação, portanto, esteja com as unhas limpas.



Passo 2: Identifique as cores adequadas


A cor é o primeiro elemento visual observado quando olhamos para alguém. A partir dessa informação deves pensar o que queres comunicar por meio da tua aparência. Muitas mulheres são apegadas ao preto e acreditam que é a melhor opção para todos os momentos. Em ambientes mais formais, onde a intenção é comunicar seriedade, outras cores em tons médios à escuros (cores que apresentam a adição de preto) como grafite, azul marinho e marrom são aliados incríveis.



O preto comunica autoridade e pode transmitir "não estou acessível para conversar", caso seja utilizado com linhas retas e sem mistura de outras cores. As cores vibrantes e de subtom frio são as que melhor harmonizam com o preto, mas nem sempre o ambiente é adequado para utilizar muitas cores. Quanto mais cores adicionamentos no look, incluindo a maquiagem, mais informal é a mensagem comunicada, por isso, evite utilizar estampas em uma entrevista de emprego.


Um caminho é utilizar uma combinação monocromática, que nada mais é do que escolher uma cor, como o laranja, e variar seus elementos como: profundidade, intensidade e adição de branco, cinza ou preto.




As cores em tons suaves são as que recebem adição de cinza e comunicam uma mensagem refinada e calma. Para a combinação ser interessante podemos trazer toques em azul, cor que harmoniza muito bem com o laranja.




Passo 3: Linguagem corporal alinhada


Além das cores se deve pensar em ter uma postura adequada ao sentar, não mexer excessivamente as mãos e, principalmente, conectar a linguagem corporal a linguagem verbal. Quando comunicamos uma mensagem por meio da nossa voz, mas nosso corpo comunica uma mensagem diferente, as pessoas a nossa volta terão a impressão de que a afirmação é falsa.



 

Essas informações são o início para uma bom planejamento para uma entrevista de emprego.

Como consultora de imagem foco nos objetivos das minha clientes trazendo uma imagem de sucesso no ambiente pessoal e profissional. Caso queiras saber mais, entre em contato!

bottom of page