top of page
  • Foto do escritorRaissa Fernandes, AICI CIC

Por que as primeiras impressões importam na sua carreira?

Primeiras impressões: Tudo comunica!
Primeiras impressões: Tudo comunica!

Primeiras impressões

Será que tu causas uma boa primeira impressão? Vou te contar como comecei a me interessar por esse assunto tão discutido hoje nas redes sociais. Lá em 2017 quando iniciei como Consultora de Imagem queria aprofundar a minha entrega, trazendo embasamento teórico para o que compartilharia com minhas futuras clientes.


Oras, afinal se a cor e a vestimenta influenciavam as pessoas, eu tinha que saber o como isso acontecia e o que realmente influenciava. Não bastava só repetir o conhecimento de forma automática, eu queria o porquê!

Para chegar nesse ponto eu usei o meu conhecimento como cientista (sou bacharel em biologia) e comecei a fazer visitas frequentes ao Google scholar. Se tu não conheces ele é um buscador de artigos científicos do Google e dá acesso a revistas do mundo todo como as famosas Nature e Lancet. 


Voltando agora para a minha história.


Para minha surpresa havia uma infinidade de estudos focando em primeiras impressões! Poxa, em tantos cursos que fiz o conteúdo era compartilhado, mas sem comprovações, sem testes, sem prova de porque aquilo acontecia. Será que havia ali algo a ser explorado e compartilhado nos meus atendimentos? Eu acreditei que sim e desde então mergulhei nesse conhecimento essencial - tudo comunica!


O tempo todo estamos causando impressões
O tempo todo estamos causando impressões


O que causa essa primeira impressão?


A primeira impressão conta muito. Pode ser a diferença entre continuarmos sendo ouvidas ou sermos instantaneamente desconsideradas e invalidadas. Em milissegundos, de acordo com o pesquisador Todorov, nós impactamos pessoas e somos julgadas - querendo ou não.


Quando o assunto é sucesso profissional, cada detalhe da sua imagem - roupas, acessórios, postura, linguagem corporal, micro expressões faciais, tom de voz, altura, silhueta, corte de cabelo, movimento do corpo, forma de andar -  se transformam em poderosas ferramentas de comunicação. 


São muitos os elementos para uma primeira impressão
São muitos os elementos para uma primeira impressão


Em um curto espaço de tempo olhamos somente para o rosto, em especial para a diferença de contraste. Pessoas com contraste entre pele e cabelo mais alto comunicam mais força, entretanto, pessoas com contraste pessoal mais baixo comunicam mais acessibilidade. Oras, esse é apenas um de muitos elementos estáticos que já nascemos e devemos levar em consideração na hora de escolhermos a vestimenta. Como Consultora de Imagem entender quem é o cliente é essencial para identificar possíveis alterações.


Agora, vale a pena ressaltar que a maior parte dos elementos no nosso visual podem ser modificados. O nosso corte de cabelo e coloração modificam o que comunicamos tanto quanto brincos, colares, maquiagem e até procedimentos estéticos. Na prática, é muito mais fácil e natural focar nesses elementos não estáticos - passíveis de mudança diária: roupas próximas ao rosto, maquiagem, barba e acessórios.


Mas ok, você me acompanhou até aqui e se pergunta: como usar as primeiras impressões positivas a meu favor? Por que se preocupar com as primeiras impressões na sua carreira? O fato é: tudo comunica! As primeiras impressões podem ser formadas tão rapidamente quanto olhar para um rosto em 100MS.

Quais são as 5 características mais pesquisadas em primeiras impressões?


Para formar essa primeira impressão deve-se pensar na cultura da região, nas crenças do observador e nos elementos verbais e não-verbais que estão sendo comunicados.

Hoje, 5 características são as mais estudadas por psicólogos e cientistas: 

  1. Atração

  2. Competência

  3. Agressividade

  4. Simpatia

  5. Confiabilidade

Se você já se pegou sofrendo com suas escolhas ao se vestir para o trabalho, se sentindo insegura em eventos importantes ou se perguntando se seu visual diário está lhe apoiando nos objetivos profissionais, seja bem-vinda ao clube que percebeu que tudo comunica! É injusto, mas pessoas que são percebidas como mais atraentes seja pelo uso de maquiagem como um simples delineado olho de gatinho e batom vermelho tem mais chances de causar uma primeira impressão positiva. 


5 características mais importantes em uma primeira impressão
5 características mais importantes em uma primeira impressão


Calma! Mas e a competência? A confiança? Essa é a característica que a maioria das minhas clientes buscam comunicar, além da adequação no trabalho. Profissionais em cargos de liderança como políticos têm mais chances de serem votados se forem visualmente considerados competentes! Mas calma, independente de analisarmos ou não os traços de um rosto com o visagismo, é possível sim comunicar mais confiança com o conforto com a vestimenta e adequação dela para a sua atividade profissional.


Para mim, o objetivo não é apenas vestir um visual em uma cliente, mas sim contar a sua história e gerar conexão. É sobre transmitir confiança, capturar olhares e, acima de tudo, sentir-se no controle em qualquer cenário profissional. Porque uma imagem confiante é o seu passe para um sucesso que ecoa em cada passo da sua carreira!


Comentarios


bottom of page